Tomou todas no carnaval? Veja dicas para curar a ressaca

Saiba o que você pode fazer para não ficar com aquela sensação horrível depois de tomar uns goles

Ressaca

Você acorda depois de uma bela noitada de carnaval, levanta e é tomado por uma dor de cabeça daquelas. Ver a luz do sol? Nem pensar. Tudo o que você deseja é ficar ali deitado, pensando em como foi cair naquela cilada de novo. Para acabar com os seus próximos sofrimentos a gente trás as melhores dicas para salvar as farras que estão por vir.

Beba bastante água

Bom, não é à toa que a gente chama aquele sentimento do dia seguinte de ressaca. A vontade é de devorar água durante o dia inteiro.

Mas dá para ser preventivo e evitar maiores transtornos. Se você esquecer de tomar uma aguinha enquanto tá enchendo a cara, peça para a sua versão bêbada tomar, pelo menos, meio litro de H2O antes de bater na cama. Você vai se agradecer quando acordar.

gato bebendo água

Torradas e cream crackers

Lembra quando você era criança e a sua mãe te dava uma torradinha ou um biscoito mais seco desses quando você estava passando mal? Não é à toa. Esses carboidratos leves podem aumentar o açúcar no sangue e fazer seu fígado reagir produzindo glicose. Essas duas opções de comida são leves, mas são o que você precisa para evitar aquela sensação ruim do dia seguinte.

Só não vai funcionar muito bem se você tiver tomado doses até demais, porque o fígado não vai aguentar o trabalho extra e os níveis de açúcar no sangue vão continuar baixos.

torrada

Bebidas isotônicas

Tem horas que os Gatorades da vida podem ser de grande ajuda. Não só apenas por terem a habilidade de enganar gostos ruins de algumas doses de goró, mas por serem excelentes em te reidratar.

gatorade jogadores

Comidas pesadas ou gordurosas

Não importa tanto o que você come depois de ter tomado todas. A parada é o que você come antes, isso que pode te ajudar a evitar a ressaca. A comida ajuda a fazer a absorção do álcool ser mais demorada, o que atrasa o efeito da bebida.

Ou seja, bater aquele podrão na manhã seguinte não vai ter muito efeito. Coma ele antes de começar o rolê.

batata frita

Mais álcool

Talvez não seja a melhor das ideias. Mas funciona bem em épocas específicas, como no carnaval. Como você vai ficar de ressaca se continuar bêbado? A única coisa é que seu fígado nunca vai te perdoar pelos maus tratos.

Tá bom, tem uma versão mais light dessa teoria que pode ajudar. Basta tomar um drinque pela manhã. Tomar uma dose ajuda a travar a conversão do etanol em formaldeído e faz o metanol ser excretado de maneira segura pelo corpo, em vez de causar os sintomas da ressaca. Isso só não é indicado pelos médicos porque pode ser a porta de entrada para o alcoolismo, então cuidado.

bebida alcoolica

Remédios para dor

Tomar um ou dois comprimidos (dependendo da dose recomendada e do tamanho da sua dor de cabeça) para aliviar a sensação de querer morrer pode ser uma boa ideia. Só cuidado com remédios a base de esteroides para não sobrecarregar o seu fígado. Ou seja, prefira aspirina ou ibuprofeno a tilenol na hora da ressaca.

remédios pac man

Durma bastante

Talvez não seja a missão mais fácil do mundo. Muita gente tem dificuldade em conseguir uma boa noite de sono depois de uma boa dose de manguaça.

Mas, apesar de um período mal dormido não causar ressaca, pode fazer com que ela seja muito pior. Todos os sintomas que você já conhece tão bem podem ficar ainda mais fortes quando não se tira o descanso apropriado. Ou seja, separe um tempo para a cama depois da bebedeira.

E o café?

A lenda é de que um café forte, quente e puro pode ser um grande parceiro na hora de curar uma ressaca pesada. Será que é verdade? Por ser uma bebida estimulante, ele pode diminuir os efeitos de sonolência e dor de cabeça por conta da intoxicação alcoólica. Mas um café preto não vai ajudar na metabolização do álcool pelo fígado. Ou seja, não vai fazer a ressaca passar mais rápido.

Evite bebidas escuras

Elas tem um negócio chamado congênere. Ele é um subproduto orgânico do processo de fermentação ou destilação da bebida. Além disso, esse congênere que é responsável não apenas por dar tons mais escuros ao que você vai tomar, como por substâncias que vão deixar sua ressaca ainda mais braba. Ou seja, cerveja, vinho tinto e uísque podem te deixar mais ferrado do que champanhe, vinho branco ou vodca, por exemplo.