Novembro Azul e o alerta sobre o perigo do câncer de próstata

Por que barbas, prevenção e próstata estão relacionadas com essa cor?

homem de óculos novembro azul

Há um pouco mais de uma semana chegava ao fim o Outubro Rosa. Você deve ter percebido o mundo ter ganhado um pouco mais dessa tonalidade e isso tem uma causa muito importante: combater o câncer de mama.

No mês seguinte chegou a nossa vez de dar o tom e receber um toque. Saiba o que significa o Novembro Azul, sua importância e vê se depois disso você se cuida, rapá.

O que os bigodes e as barbas tem a ver com tudo isso

Lá em 2003 começou uma campanha de conscientização chamada Movember. Você já deve ter ouvido falar dela, é aquele movimento que pede para que você cultive um bigode no mês de novembro. Mas saiba que isso não é à toa, a ideia é que ficasse bem na cara a questão da prevenção do câncer de próstata.

Parece que deu bem certo, afinal, todo mundo parece estar ligado de que novembro é um mês relacionado à saúde masculina — apesar de, talvez, não saber bem o porquê. E tudo bem quanto a isso, o importante é se informar e a conscientização acontece passo a passo.

Porque aqui é Novembro Azul e não Movember

A resposta é mais simples do que parece. Por um lado, a tradução do termo Movember — que mistura moustache (bigode) + november (novembro) — fica um pouco mais difícil. Mas certamente esse não é o motivo principal

Porque homem não gosta de ir ao médico

Um dos grandes motivos que fazem a rapaziada fugir do Doutor é o medo de encontrar algo mais grave. Fez sentido para você? Então é melhor mudar a cabeça.

60% da população masculina só vai ao médico quando sente algum sintoma por tempo prolongado, escapando sempre que possível de uma consulta. Uma implicação direta disso pode ser vista na média de idade masculina e feminina. Mulheres vivem em torno de 7,2 anos a mais do que homens.

Algumas coisas que você precisa saber sobre o exame de próstata

O preconceito pode até torcer o seu nariz quanto a ideia de uma dedada, ainda assim você precisa saber de alguns tópicos que vão te deixar mais tranquilo quanto ao exame:

– O toque retal não é o único meio para diagnosticar o câncer de próstata

– Alguns médicos atestam que a idade para o exame passou a ser 50 anos, não 40

– Um terço dos pacientes se recusam a fazer o exame por puro preconceito

–  Depois de alcançar a idade, o exame precisa ser repetido anualmente

– Apesar de serem o maior grupo de risco, não são só os caras mais velhos que tem câncer de próstata

– O exame não dói

Mais informação sobre o câncer de próstata

Na verdade, é isso que os caras precisam para evitá-lo. Quanto mais gente souber da existência dele e dos grandes riscos que essa doença causa, menos homens sofrerão com isso.

Sendo assim, é importante ter alguns dados sobre o câncer de próstata: 1 homem morre a cada 40 minutos por causa dele, a estimativa é que cerca de 61.200 homens tenham essa neolapsia no período entre 2016 e 2017, cerca de 1 a cada 7 homens receberá este diagnóstico ao longo da vida e 1 a cada 39 morrerá por causa disso.

Sabendo de tudo isso, não tem como deixar de lado, precisa se cuidar.

Outras doenças masculinas que recebem atenção especial do Novembro Azul

São duas outras questões que recebem atenção especial nesta campanha de conscientização, além do câncer de próstata. Se tratam do câncer testicular e do suicídio masculino, dois outros grandes males que afetam o gênero.

Ao contrário do de próstata, que afeta uma faixa mais velha da população, o câncer de testículo é o mais comum em homens entre 20 e 39 anos. Já o suicídio masculino é um dos grandes reflexos do machismo e o índice de suicídio entre homens é maior do que o de mulheres.